sábado, 25 de janeiro de 2020

Enciplodeia, cultura e artes liberais

Enciclopédia - cultura geral, no domínio das sete artes liberais - gramática, retórica, dialética, aritmética, geometria, astronomia e a música.
A partir da necessidade de um cultura compreensiva e, portanto, a partir de um sistema de ensino e de educação própria de determinada época. Pretendem elas abranger a totalidade, seja dos factos, seja do esclarecimento crítico dos preconceitos e do pretenso saber da época. seja da visão de conjunto dos resultados da investigação, seja, finalmente, do meios disponíveis para educar o indivíduo e a sociedade.
A construção sistemática aberta deste autor engloba a metafísica, lógica, física, cosmologia, meterologia, biologia, etica, politica, estetica.
A harmonia grega era um conceito estetico matematico. Platão - Acreditava na força da proporção nos homens e nos deuses e queria ver também realizada no homem e no Estado a ordem harmónica, que comtemplava nos cosmos.
Assim se gera um novo nexo de salvação natural-espiritual, etico-cosmico, historico-socila e, com ele, aparece em plano de fundo, em face da construção logico-cosmico-natural, o caracter salvifico historico-socila-espiritual.
Uma tripla ordem: a ordem propria das coisas naturias ou do ser real (filosofia da natureza em sentido lato, incluindo a matemática e a metafísica), a ordem do ser pensado (logica) criada pela nossa razão e a ordem do dever ser (etica, economia, politica).
Este speculum quadruplex: naturale, doctrinale, historale, morale, revela, de maneira interressante, a dependencia em que s e encontra também as enciclopedias em relaçã aos pressupostos da crença.
Está convencido de que as ciencias do seu tempo saõ estereis por serem dominadas por disputas, lutas de palavra, tradições e preconceitos, eivados de experiencias cegas e não eleboradas segundo um plano.   
A supressão das falsas ligações está animada pelo desejo de encontrar natural das ciencas; não deve este ser construido artificalmente, mas ser descoberta pela ordem natural.
Não considero apenas coisas  que já foram descoberta e são conhecidas, mas também aquelas que se deixaram de considerar e deviam existir.
Distingue entre historia natural, politica, sagrada e literaria, observando que as tres primeiras existem mas a ultima não.sem esta, ( sem um estudo da cultura, variavel de geração para geração) fica a historia universal tal como a estatua de  polofemo, possuindo umolho paenas; faltam o espírito e a vida das pessoas.
O globus intellectualis articula o panorama geral do saber da sua epoca, mediante um metodo de descoberta  e de invenção; de descoberta de novas regiões que sirvam de fonte para as ciencias que até à data foram artificialmente isoladas; e de invenção, porque o novo saber deve, imediatamente, ser valorizado nas suas aplicações.o facto de um ciencia se revelar como não existente é já exigencia de a trazer à vida.
De um characteristica universalis que poderia substituir a linguagem, ou a de um ciencia da macro biologia.
Um ciencia do homem que actualmente poderiamos denominar antropologia filosofica. Como philosophia humanitatis relaciona-se com o homem tomado como natureza individual, portanto com o seu corpo (somatologia) e sua alma (psicologia, logics, e etica); e como philosophia civilis, liga-se ao homem como natureza social (homo congregatus in societate), abrangendo aqui o que chamariamos Teoria da sociedade e Teoria do estado.
Era apenas claro no aspecto negativo, a saber, no repudio de tudo aquilo que poderia por em harmonia a razão consigo mesma, com a crença e com os factos.
Bem vistas as coisas não acreditava em nada, nem no heme, nem na ciencia, ne no progresso.
A tendencia critica de Bayle continua aqui a elevar-se à altura de um luta contra toda classe de preconcietos, contra a tradição, contra o Cristianismo e a transcendencia e , simultaneamente, contra a aristocracia feudal-eclesiastica dominante e toda especie de dominio ditatorial. Luta-se por luz  e verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário