Terremoto
Um terremoto ou sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da crosta da Terra , originado por movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica , ou por movimento (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento associado é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia na forma de ondas sísmicas .
O ponto de origem de um terremoto é chamado de foco ou hipocentro . O epicentro é o ponto na superfície da Terra que fica diretamente acima do hipocentro. Dependendo de sua intensidade e origem, um terremoto pode causar crostas, deslizamentos de terra, tsunamis ou atividades vulcânicas. Diferentes escalas são usadas para medir a energia liberada por um terremoto, sendo a escala Richter a mais amplamente conhecida e usada pela mídia.
Somente nos Estados Unidos, 12.000 a 14.000 terremotos ocorrem anualmente (ou seja, aproximadamente 35 por dia). Com base em registros históricos de longo prazo, aproximadamente 18 grandes terremotos (7,0 a 7,9 na escala Richter ) e um terremoto gigante (8 ou superior) podem ser esperados por ano .
Índice
Causas [ editar | editar fonte ]
A causa dos terremotos está na liberação de energia na crosta terrestre acumulada como resultado da atividade vulcânica e tectônica, que se origina principalmente das bordas ativas das placas tectônicas . [ 1 ] [ 2 ]
Embora essas sejam as principais causas, há outros fatores que podem levar a elas:
- Acúmulo de sedimentos por deslizamentos de terra nas encostas das montanhas.
- Modificações do regime fluvial .
- Variações repentinas na pressão atmosférica por ciclones .
Esses fenômenos geram eventos de baixa magnitude que geralmente estão na faixa de microsismos , tremores detectáveis apenas por sismógrafos . Terremotos, geralmente de magnitude muito baixa, produzidos como resultado da intervenção humana que altera o equilíbrio de forças na crosta terrestre são chamados de induzidos por terremotos. As principais causas de terremotos são a construção de grandes barragens , fracking [ 3 ] ou testes de explosão nuclear .
Localização [ editar | editar fonte ]
Terremotos tectônicos geralmente ocorrem em áreas onde a concentração de forças geradas pelos limites das placas tectônicas resulta em movimentos de reajuste no interior e na superfície da Terra . Por esse motivo, terremotos de origem tectônica estão intimamente relacionados à formação e atividade de falhas geológicas . Eles geralmente ocorrem no final de um ciclo sísmico, um período durante o qual a deformação se acumula no interior da Terra que mais tarde será liberada repentinamente. Esta versão corresponde ao terremoto, após o qual a deformação começa a acumular novamente.
A probabilidade de terremotos de uma dada magnitude em uma região específica é dada por uma distribuição de Poisson . Assim, a probabilidade de ocorrência de k terremotos de magnitude M durante um período T em uma região é dada por:
onde
- é o tempo de retorno de um terremoto de intensidade M , que coincide com o tempo médio entre dois terremotos de intensidade M .
Propagação [ editar | editar fonte ]
O movimento sísmico é propagado por ondas elásticas (semelhantes ao som) do hipocentro. As ondas sísmicas são de três tipos principais:
- Ondas longitudinais, primárias ou P : ondas corporais que se propagam a velocidades de 8 a 13 km / s no mesmo sentido que a vibração das partículas. Eles circulam pelo interior da Terra, onde líquidos e sólidos se cruzam. Eles são os primeiros a registrar dispositivos de medição ou sismógrafos.
- Ondas transversais, secundárias o S . São ondas corporais mais lentas que as anteriores (entre 4 e 8 km / s). Eles se propagam perpendicularmente no sentido da vibração das partículas. Eles atravessam apenas sólidos. Os sismógrafos são gravados em segundo.
- Ondas de superfície . Eles são os mais lentos: 3,5 km / s. Eles resultam da interação das ondas P e S ao longo da superfície da Terra. Eles são os que causam mais danos. Eles se propagam a partir do epicentro. Eles são semelhantes às ondas que se formam na superfície do mar. Os sismógrafos são registrados pela última vez.
Escalas [ editar | editar fonte ]
Escalas de magnitude [ editar | editar fonte ]
- Escala magnitude de onda superficial ()
- Escala magnitude das ondas de corpo ()
- A escala Richter , também conhecida como escala de magnitude local (M L ), é uma escala logarítmica arbitrária na qual um número é atribuído para quantificar o efeito de um terremoto.
- Uma escala sismológica de magnitude de momento é uma escala logarítmica usada para medir e comparar terremotos. É baseado na medição da energiatotal liberada em um terremoto. Foi introduzido em 1979 por Thomas C. Hanks e Hiroo Kanamori como sucessor da escala Richter.
Escalas de intensidades [ editar | editar fonte ]
- A escala de Mercalli , 12 pontos, foi desenvolvida para avaliar a intensidade dos terremotos de acordo com os efeitos e danos causados em diferentes estruturas. Ele deve seu nome ao físico italiano Giuseppe Mercalli .
- Escala Medvedev-Sponheuer-Kárník , também conhecida como escala MSK ou MSK-64. É uma escala de intensidade macro-sísmica usada para avaliar a força dos movimentos da terra com base nos efeitos destrutivos nas construções humanas e na mudança na aparência da terra, bem como no grau em que afeta a população. Consiste em doze graus de intensidade. O mais baixo é o número um. Para evitar o uso de decimais, ele é expresso em algarismos romanos .
- Escala Shindo ou escala fechada de sete, conhecida como escala japonesa. Mais do que a intensidade do tremor, ele se concentra em cada área afetada, na faixa de 0 a 7.
Efeitos dos terremotos [ editar | editar fonte ]
Os efeitos do terremoto incluem vibração do solo, abertura de falhas, deslizamentos de terra , tsunamis , mudanças na rotação da terra , além de efeitos destrutivos em edifícios feitos pelo homem, resultando em perda de vidas, ferimentos e altos riscos financeiros e financeiros. sociais (como o desenraizamento de populações inteiras, facilitando a proliferação de doenças, a fome etc.).
Os dez piores terremotos da história recente [ editar | editar fonte ]
Na Galiza [ editar | editar fonte ]
Na Galiza, como no resto da Terra, centenas de pequenos tremores ocorrem a cada ano, com apenas alguns passando por três na escala Richter. [ 14 ]Igualmente, ocorrem terremotos que ocorrem relativamente próximos, com intensidades uniformes. Apesar disso, há relatos periódicos de distúrbios menores. [ 15 ]
Sem comentários:
Enviar um comentário