Tipos de Teologia
Tipos de Teologia
O estudo da teologia pode ser dividido de acordo com a forma que se estuda. Podemos dividir o estudo teológico de acordo com: a época, por ponto de vista e por ênfase.
1) POR ÉPOCA
É a teologia estudada de acordo com os períodos históricos da Igreja, e está ligada às seguintes disciplinas: história eclesiástica ou história da teologia. Os estudos da teologia por época podem estudar: a Teologia Patrística, Medieval, Reformada e Contemporânea.
1.1 – Teologia Patrística
A teologia Patrística é o pensamento teológico dos discípulos dos apóstolos que, na tentativa de fazer uma apologia contra os perseguidores do cristianismo, nos primeiros séculos da era cristã, sistematizaram as primeiras doutrinas cristãs como a Trindade e a divindade de Cristo.
1.2 – Teologia Medieval ou Idade das Trevas
É o período que começa com a “conversão” de Constantino ao cristianismo e a formação da Igreja Católica Romana. Este período é conhecido como Idade das trevas (450 – 1500 dC). Para a Europa ocidental, a primeira parte da idade média foi um período de tumulto e anarquia, começando com o colapso do Império Romano.
Houve sucessivas ondas de invasão Bárbara que não acabaram até que os invasores finalmente se “converteram ao cristianismo” e se estabeleceram. Na maior parte deste período houve pouquíssimo saber, e a herança do passado correu o risco de ser perdida.
Durante este período a teologia ficou confinada grandemente nos mosteiros e por isso é chamada de Teologia Monástica. Nesse tempo surgiu o maior teólogo da igreja católica, Tomas de Aquino, que inaugurou uma nova teologia chamada escolástica que tentava explicar a existência de Deus por meio de provas lógicas – Teologia Natural.
1.3 – Teologia Reformada
O período da teologia Reformada foi marcado por controvérsias e grandes disputas, esta época viu surgir dois grandes sistemas: Teologia Reformada e a Contra Reforma da Igreja Católica. A Teologia Reformada marca o fim do período das trevas e novamente a busca pelo sentido verdadeiro das escrituras. O período reformado começou com Martinho Lutero no dia 31 e Outubro de 1517, quando pregou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha.
1.4 – Teologia Contemporânea
A teologia Contemporânea teve mais erros do que acertos, pois neste período surgiu a Teologia Liberal, o teísmo aberto e outras ervas daninhas no meio do cristianismo.
2) POR PONTO DE VISTA
O Estudo da teologia pelo ponto de vista analisa os escritos dos teólogos separadamente. As principais correntes estudadas são:
2.1 – Teologia Rabínica
Do hebraico rabi (Meu mestre) doutrina formulada pelos rabinos com base no AT e nas tradições talmúdicas. De uma forma geral, acha-se a teologia rabínica contaminada de tantos acréscimos e tradições que, hoje, não passa de uma seita se comparada à religião dos profetas hebreus.
2.2 – Teologia Joanina
É o estudo dos escritos do Apóstolo João. A sua teologia enfatiza muito a divindade de Cristo, uma vida de santificação e uma forte ênfase escatológica. O apóstolo João nos apresenta a Jesus como o Logos de Deus, o próprio Deus encarnado.
2.3 – Teologia Petrina
É a teologia que estuda os Escritos do Apóstolo Pedro. Em sua teologia, este apostolo faz um conciliação entre a teologia destinada aos judeus e a teologia destinada aos gentios, pois o Senhor Deus quebrou uma barreira no coração de Pedro a respeito dos gentios, registrado no livro de Atos, no qual Pedro tem uma visão que diz que purificou os gentios.
2.4 – Teologia Tiaguina
É o estudo do pensamento do Apostolo Tiago, o irmão do Senhor, que foi bispo de Jerusalém (Gl 1.19). A sua teologia é mais judaica pois ela foi endereçada aos judeus cristãos que estavam dispersos, por causa da perseguição movida pelo império Romano contra os Judeus (Tg 1.1); esta epistola é mais prática do que doutrinária. O apóstolo dá uma ênfase sobre a tentação, a prática da Palavra de Deus, na qual os cristãos devem ter uma vida piedosa. Tg 1.12-27; 3.13-18; 4.4-10).
2.5 – Teologia Paulina
A teologia Paulina consiste no estudo das doutrinas do apóstolo Paulo. Ele é considerado o maior sistematizador da teologia Cristã. Paulo foi escolhido por Deus para levar o evangelho aos gentios, pois ele era tanto judeu como cidadão Romano, e conhecia tanto a lei de Deus como também os pensamentos dos gentios, pois ele era familiarizado com o mundo Greco-romano, assim este apóstolo no seu compendio teológico não apresentava nenhuma contaminação judaizante na sua proclamação do evangelho.
2.6 – Teologia Católica
É o estudo de todo o pensamento da teologia católica, que floresceu com a “conversão de Constantino”, quando o bispo de Roma começou a pedir a primazia entre todos os bispos da cristandade e houve uma divisão, pois o bispo da igreja grega não aceitou a primazia do bispo de Roma. A igreja ficou dividida em Ortodoxa (Linhagem Grega) e Católica Romana (Linhagem Romana).
2.7 – Teologia Luterana
É o estudo feito através do escritos de Martinho Lutero, o precursor da reforma protestante no mundo. A Teologia Luterana é estruturada em torno de três doutrinas fundamentais: Sola scriptura (Somente a Escritura), Sola gratia (somente a graça) e sola fide (somente a fé). Essa teologia tem como premissa fundamental de que a Escritura é a fonte autorizada da teologia, da vida e do ensino da igreja. A escritura é a própria Palavra de Deus por este motivo é a autoridade suprema de todo o cristão. O verso tema da vida de Lutero foi “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” (Rm 1.17).
2.8 – Teologia Calvinista
A teologia calvinista é o estudo partindo do ponto de vista de João Calvino, o grande reformador da igreja em Genebra, na Suíça. A teologia Calvinista é conhecida como Teologia Reformada. Calvino sistematizou a teologia cristã através de sua obra “As Institutas da Religião Cristã”. A teologia Calvinista dá ênfase na Soberania de Deus.
2.9 – Teologia Arminiana
A teologia Arminiana preocupa-se em perseverar na Justiça de Deus. Como pode um Deus justo considerar as pessoas responsáveis pela obediência a mandamentos que são incapazes de obedecer? Esta teologia dá ênfase à presciência divina. O percussor desta teologia foi o teólogo Holandês Tiago Jacó Armínio em 1618.
3) POR ÊNFASE
O Estudo por ênfase são as disciplinas que são estudadas no seminário ou faculdade teológicas. As principais áreas da teologia por ênfase são:
3.1 – Teologia Sistemática
É a teologia organizada logicamente e ordenada das verdades alusivas a Deus e ao seu relacionamento com o homem, num sistema doutrinário, cultural e historicamente coeso e harmônico com as Escrituras do Antigo Testamento e com o Novo Testamento.
É uma teologia conhecida também como Teologia Dogmática ou Teologia Doutrinária. As principais doutrinas estudadas são a Teologia Própria (O Estudo da Doutrina de Deus), a Cristolologia (A doutrina de Cristo), Pneumatologia (A doutrina do Espírito Santo), Antropologia Teológica (A doutrina do Homem), Hamartiologia (A doutrina do pecado), Soteriologia (A doutrina da Salvação), Eclesiologia (A doutrina da Igreja) e a Escatologia (A doutrina das Últimas Coisas).
3.2 – Teologia Bíblica
A teologia Bíblica é a analise dentro dos textos bíblicos, separadamente. Com o auxílio da teologia exegética e da teologia histórica. Podemos dividir essa teologia em Teologia do Antigo Testamento e a Teologia do Novo Testamento.
3.3 – Teologia Exegética
A teologia Exegética se ocupa diretamente do estudo do texto sagrado e assuntos relacionados, tais como auxílio na restauração, orientação e interpretação daquele texto. Inclui o estudo das línguas da Bíblia, da Arqueologia Bíblica e da Hermenêutica.
A palavra exegese é oriunda de duas palavras gregas ek (arranco para fora) + egnomai (penso, interpreto), portanto segundo a origem da palavra exegese é arrancar para fora do texto a explicação. A teologia Exegética extrai os conteúdos da teologia Bíblica e da Sistemática.
3.4 – Teologia Apologética
A teologia Apologética é aquela que procura defender a fé com as armas da razão, estudando as seitas e as heresias. Ensina a defender o cristianismo das seitas heréticas.
3.5 – Teologia Pastoral
A teologia Pastoral trata da aplicação da teologia na regeneração, educação e serviço dos homens. É uma teologia prática que abrange as disciplinas: homilética, administração eclesiástica, teologia da vida cristã, educação cristã e missões.
3.6 – Teologia Histórica
A teologia Histórica traça a história do povo de Deus através da Bíblia e da igreja desde a época de Cristo. Ela trata das origens, desenvolvimento e dispersão da verdadeira religião e também de suas doutrinas, organizações e práticas. Ela abrange a história das Igrejas, história das Missões, história das Doutrinas e a história dos credos e confissões.
3.7 – Teologia Moral
A teologia Moral tendo como base as Sagradas Escrituras e os vários ramos da tradição e jurisprudência cristãs, visa resolver os problemas e dúvidas quanto à conduta do cristão em sociedade. As disciplinas estudadas na teologia Moral são a ética cristã e a bioética.
Observações:
Alguns pensadores criticam a Teologia Sistemática, sob o argumento de que é difícil definir “qual seria a ordem e relação própria” de tais fatos narrados nas Escrituras. Como definir a ordem correta? E a relação própria entre os fatos? Tentar “encaixar” todas as Escrituras em um determinado sistema pode acabar, em alguns momentos, violando algumas passagens da Bíblia.
Por exemplo, o sistema Calvinista, com ênfase na soberania de Deus, não pode acabar por “violar” as passagens que dizem respeito à universalidade da graça? O sistema Arminiano, com ênfase na liberdade humana em rejeitar a graça, não pode correr o risco de “violar” passagens que digam respeito à soberania divina?
Alguns teólogos começam a teologia da maneira clássica, pelo estudo da revelação geral. Outros começam pelo estudo da Trindade, etc. O sistema talvez dependa muito das escolhas e do pensamento do teólogo sistemático. Por outro lado, o ser humano consegue organizar alguma forma de pensamento que não seja sistemática?
Ainda que haja tais críticas, fato é que, é possível sim elaborar uma visão lógica dos conteúdos da Bíblia. É preciso considerar sempre as limitações de toda teologia. Há sempre o risco de violarmos as Escrituras com o nosso sistema, ou, pelo menos de deixar de fora de nosso sistema passagens bíblicas que nele não se encaixem. É um risco que toda teologia sistemática corre.
Na Teologia Bíblica, respeita-se muito o texto bíblico. Há um esforço muito grande em se entender, por exemplo, o contexto em que cada documento bíblico foi escrito. Como pensava o autor do texto? Como pensavam os que eram os primeiros destinatários das epístolas? Qual é o contexto cultural e histórico em que o texto foi escrito e recepcionado?
Há um cuidado enorme em se conhecer as palavras originais. E o interessante é que neste modo de fazer teologia, é possível vislumbrar que, talvez, nas Escrituras, não tenhamos somente uma teologia, mas “teologias”. Uma teologia joanina, paulina, lucana, mosaica, uma teologia do novo testamento, do velho testamento, mas todas com um foco um pouco diferente, apesar de lidarem com um mesmo tema.
Teologia Histórica: também é uma forma fascinante de se estudar teologia. Estudamos o desenvolvimento histórico de cada doutrina que a igreja e os cristãos têm pensado durante os séculos. Isto porque, a teologia não cai pronta do céu.
Ela tem um desenvolvimento histórico, um motivo e um determinado contexto. Por exemplo, como a Igreja Cristã começou a defender a ideia da divindade de Cristo, e do Espírito Santo? Como se desenvolveu a doutrina da Santíssima Trindade? Porque alguns defenderam que a Igreja deve ser separada do Estado? Qual a origem e os motivos da doutrina da predestinação dos eleitos?
Ultimamente, surgiram Novas Teologias conforme a necessidade histórica e cultural pelas quais passam os cristãos. Podemos falar em:
1. Teologia Ética
2. Teologia Gnóstica
3. Teologia Urbana
4. Teologia da Missão Integral
5. Teologia Negra
6. Teologia Feminista
7. Teologia Homossexual (sem comentários)
8. Teologia da Libertação
9. Teologia da Prosperidade
10. Teologia da Espiritualidade ou Contemplativa
As três últimas foram as que mais contaminaram a igreja de um modo geral, sendo disseminadas rapidamente e espalhadas pelo mundo inteiro. As “modinhas” chegaram arrasando a teologia Original, dificultando o trabalho dos verdadeiros seguidores de Cristo.
Pregar e ensinar, em nossos dias, é pouco, agora é preciso “repregar” e “reensinar”. Primeiro é necessário desmistificar – arrancar os mitos e as lendas que agregaram ao entendimento das pessoas, em relação à Bíblia, ou seja, fazer o novo cristão lembrar onde foi que ele caiu e compreender em qual vento de doutrina foi levado.
Alguns, na verdade, nem chegaram a dar os primeiros passos como cristãos, e já foram enganados com um falso Evangelho, pregado pelos falsos profetas e falsos mestres. A Bíblia nos alertou que esse dia chegaria:
“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos”. 2 Tm 3.1
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência” 1Tm 4.1-2
“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”. 2 Tm 4.2-5
Conclusão:
A Bíblia está disponível para todos. Leia, entenda e pratique. Depois disso, se houver o desejo de estudar teologia, identifique antes qual a procedência desse estudo e quais as motivações do professor em ensinar.
Aquele que conhece as Escrituras Sagradas tem um chão para pisar, tem um alicerce e uma estrutura, e essa é a única garantia de não ser enganado e de não ser levado pelos inúmeros ventos de doutrina que estão soprando por aí.
Lembre-se “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita”. 2Pe 2.1-3.
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