Curso de Teologia: saiba tudo sobre ele
Conheça melhor o curso superior de Teologia e as oportunidades de trabalho para o profissional formado nesta área!
Há mais de 120 instituições autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer o curso superior de Teologia no Brasil, em grau Bacharelado ou Licenciatura, nas modalidades presencial ou a distância.
Esta formação estuda as religiões como um todo, considerando o contexto histórico em que cada uma está inserida e sua a influência na sociedade.
O papel deste profissional vai muito além da atuação junto a instituições religiosas, ou como padre ou pastor. Ele pode trabalhar em empresas, escolas e organizações não governamentais. Pode se dedicar ainda à pesquisa e atuação social no Brasil ou exterior.
Saiba mais sobre o curso, onde estudar, e as oportunidades do mercado de trabalho para o Teólogo!
Como é o Curso superior de Teologia
O curso superior de Teologia tem duração média de quatro anos e proporciona uma formação humanística, com forte engajamento social.
Há focos diferenciados entre as instituições de ensino. Algumas faculdades dão ênfase ao estudo de textos sagrados e escrituras. Outras promovem a análise sociológica e antropológica das religiões. Independentemente do enfoque, os alunos de Teologia fazem o estudo aprofundado das tradições religiosas de diferentes grupos sociais.
Além do estágio, é preciso fazer uma monografia de conclusão de curso.
Em algumas universidades este curso é oferecido com outros nomes, como: Ciências Religiosas, Teologia Pastoral e Ciência da Religião.
Licenciatura em Teologia
A diferença entre os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Teologia é o campo de atuação do profissional.
O foco do curso de Licenciatura é a formação de professores, para atuação em diferentes níveis de ensino. O currículo do curso de Licenciatura em Teologia traz também disciplinas pedagógicas, como Psicologia da Educação e Didática.
Grade curricular do curso superior de Teologia
As disciplinas que aparecem com mais frequência no curso superior de Teologia, são:
- Direito Canônico
- Eclesiologia
- Ética Teológica
- Hebraico
- Introdução à Filosofia
- Introdução à Psicologia
- Introdução à Sociologia
- Liturgia Fundamental
- Liturgia Temporal
- Religiões Mundiais
- Sacramentologia
- Sacramentos de Iniciação
- Teologia Bíblica
- Teologia Ecumênica
- Teologia Espiritual e Sacerdotal
- Teologia Fundamental
Onde estudar
Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Teologia:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Educacional (presencial) – em São Paulo
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Mercado de trabalho
O profissional formado no curso de Teologia encontra diversas áreas de atuação no mercado de trabalho. Confira as principais:
- Ministério: O preparo para o ministério religioso é o objetivo de grande parte dos estudantes de Teologia. Os profissionais formados podem prestar assistência e realizar cultos em comunidades religiosas, conventos, colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e outras organizações ou corporações,
- Pesquisa: O profissional da área de Teologia pode trabalhar fazendo pesquisas históricas, estudando as tradições religiosas ou interpretando doutrinas, textos sagrados e dogmas religiosos. Pode fazer também análise e interpretação da influência que a religião exerce sobre determinado grupo social.
- Ensino: O profissional licenciado em Teologia pode dar aulas de religião em todos os níveis de ensino, ou ainda atuar em projetos educacionais de Organizações Não Governamentais (ONGs) e centros religiosos.
- Empresas: Diversas empresas empregam estes profissionais para dar apoio e aumentar a eficiência das equipes. A Petrobras, por exemplo, contrata Teólogos para dar suporte às equipes das plataformas marítimas.
- Mercado editorial: O profissional de Teologia pode atuar também como escritor, produzindo livros e revistas voltados para temas religiosos.
Veja também:
Ficou interessado em seguir esta carreira? Conte pra gente nos comentários!
Sem comentários:
Enviar um comentário