sábado, 23 de novembro de 2019

Tudo o que Precisa de Saber Sobre VPNs – Um Guia para Principiantes


 
Em toda a parte na web, encontram-se pessoas a falar sobre privacidade e segurança online. Este tópico tornou-se importante devido a todas as notícias sobre o modo como a nossa informação é utilizada e como abusam dela online. No contexto destes debates sobre privacidade, encontram-se frequentemente pessoas a mencionar as VPNs – redes privadas virtuais.

Para o ajudar a compreender o que é uma VPN, decidimos criar este guia para principiantes, que lhe transmitirá as informações mais fundamentais. Este guia irá ajudá-lo a compreender o que é uma VPN, porque deveria usar uma e de que modo. Pode parecer-lhe demasiado “técnico” e complicado, mas na realidade não é e, depois de ler o nosso guia, saberá tudo o que precisa de saber sobre o assunto.

Vamos começar com o nome. Mostra que uma VPN é uma rede privada que não pode ser acedida por qualquer outra pessoa além daquela a quem é destinada. Ao mesmo tempo, acede-se virtualmente a esta rede através de um computador ou dispositivo móvel.
 

VPNs explicadas.
 
Para simplificar, uma rede privada virtual consiste num grupo de servidores aos quais os utilizadores se ligam através dos seus provedores de internet. Quando um utilizador se liga a uma VPN numa sessão única, não precisa de o fazer de novo até iniciar uma nova sessão. Quando se liga a uma VPN, isso dá início a um processo conhecido como “tunneling” (tunelamento), em que os servidores da VPN funcionam como a sua casa no mundo virtual.

Em termos simples, você cria para si um espaço seguro na internet, a partir do qual pode executar todas as ações online como habitualmente. Ao navegar na web através deste local seguro, todas as informações que envia ou recebe estão protegidas por encriptação, assegurando-lhe um maior grau de privacidade.

Ao fazer o tunelamento, o seu provedor de serviços da internet e até outros organismos mais fortes não conseguem ver as informações que está a utilizar, seja a receber ou a enviar. Pode navegar anonimamente na internet sem que qualquer pessoa monitorize as suas ações e veja o que está a fazer. 
 

Porque devia obter uma VPN?

Segurança

O objetivo principal de uma VPN é aumentar a segurança online. Uma vez que todos os dados que envia e recebe estão encriptados, torna-se muito mais difícil para os cibercriminosos intercetarem-nos e abusarem deles. Por exemplo, se estiver a aceder a uma conta bancária e a inserir as suas credenciais, seria impossível a um hacker intercetar o que estivesse a escrever e roubar a sua conta.

Devido a este tipo de situações, é especialmente bom usar uma VPN quando acede a redes públicas e inseguras, tais como o WI-FI de aeroportos. Estas redes não costumam estar protegidas, o que significa que para um hacker é canja intercetar as suas informações.
 
Privacidade
 
O segundo motivo importante pelo qual é bom usar uma VPN é que protege a sua privacidade online. Aquilo que vê, descarrega, lê ou escreve online não diz respeito a ninguém e ninguém deveria rastrear as suas atividades. Ainda assim, e embora os dados do tráfego do seu computador sejam encriptados com uma VPN, podem ser seguidos por rastreadores da web, tais como os cookies.

Em termos simples, uma VPN protege o seu tráfego de rede e evita que outras pessoas vejam as suas comunicações. No entanto, ela não impede que aplicações da web comuniquem consigo, como é o caso dos cookies.

Mudar a localização

Este é um dos aspetos importantes a ter em conta ao adquirir uma VPN. Pode também utilizá-la para alterar a sua localização virtual. Uma VPN pode ser utilizada para alterar o seu endereço IP, de modo que outras pessoas online não sejam capazes de identificar a sua localização física por esse meio.

Se gosta de jogar slots online e eles não são permitidos no seu país, pode usar a VPN para parecer que está a jogar noutro país onde a prática seja legal e se possa jogar livremente.

Pode igualmente assistir a filmes que tenham sido banidos no seu país ou usar serviços que outros países disponibilizam. Pode até usar uma VPN para parecer que está a ligar-se a partir do seu país, se estiver a viajar e a usar serviços que estejam circunscritos ao seu país.
 

Uma VPN reduz a velocidade da internet?

Uma VPN reduz de facto a velocidade da sua internet, mas não significativamente. O motivo pelo qual uma VPN torna a internet mais lenta é porque os dados têm de ser encaminhados através de um servidor VPN, o que requer tempo adicional. Além disso, a encriptação dos dados também requer tempo e potência. Ainda assim, se conseguir um bom serviço VPN e tiver uma ligação estável à internet, a diferença será pequena e não interferirá na sua experiência.

O importante é que o provedor VPN não tem servidores lentos – se for o caso, notará uma grande diferença. Por outro lado, procure saber também se os servidores da VPN estão situados perto de si. Se não estiverem, os seus dados terão de viajar para muito mais longe e, por uma simples questão física, a sua ligação será mais lenta.
 

Uma VPN pode ser usada em vários dispositivos?
 
Isso normalmente depende do provedor. No entanto, todos os provedores profissionais de VPN hoje oferecem contas que podem ser acedidas através de diversos dispositivos, incluindo computadores de secretária, portáteis, tablets e smartphones. Todas as ligações funcionam com base no mesmo princípio em todos os dispositivos e garantem os benefícios esperados.

Além disso, os provedores VPN de qualidade, tais como a ExpressVPN, oferecem-lhe várias ligações VPN, que pode executar em simultâneo. Alguém pode, por exemplo, ligar-se a um computador de secretária, enquanto outra pessoa pode usar a mesma conta para se ligar via smartphone. Na maioria dos casos, os provedores de serviço VPN oferecem de 3 a 5 ligações simultâneas.
 

Existem serviços gratuitos de VPN?

Sim, estão disponíveis versões gratuitas. No entanto, tenha presente que uma VPN de qualidade necessita do serviço de empresas para configurar os seus servidores, infraestruturas e para assegurar uma manutenção constante. Executar um serviço VPN adequado é uma tarefa séria, que envolve pessoas, e nenhuma delas está disposta a trabalhar de graça. É por isso que alguns bons provedores gratuitos de VPN, tais como o TunnelBear, normalmente lhe dão um serviço muito limitado, que apenas lhe permite provar os verdadeiros poderes de uma VPN.

O objetivo é convencê-lo a aderir a uma oferta premium, logo que veja como uma VPN pode ser boa e que vale o dinheiro gasto. Basicamente, oferecem-lhe um teste gratuito, o que é completamente justo.

Contudo, deve ter cuidado com os provedores VPN que dizem que não querem nada em troca, pois podem estar a espiar os seus dados, com a intenção de os venderem para publicidade ou, nalguns casos, podem estar a usá-lo para roubar banda larga da sua ligação.
 

Em resumo
 
Uma VPN é uma ferramenta muito vantajosa, que pode proporcionar-lhe imensos benefícios no mundo online. Claro que há pessoas que a usam pelos motivos errados, mas a internet foi criada para boas coisas e algumas pessoas estão apenas a abusar dela. Com uma VPN, pode proteger a sua privacidade e aumentar a segurança online, que hoje é essencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário